quinta-feira, 9 de abril de 2009

Coincidência

Você sabia que, justo no dia do primeiro lançamento da coletânea XXI POETAS DE HOJE EM DIA(NTE), dia 18 de abril, aconteceu a abertura do E-poetry 2001 Festival, promovido pela Universidade Sunny at Buffalo e pela Associação Just Buffalo, no Estado americano de New York?
Nossa coletânea, que tem como princípio a e-poesia (em português), será festejada em 2009 com a presença de escritores relevantes da poesia brasileira virtual no mesmo dia e mês que, em 2001, encontraram-se para discutir esta poesia "do século XXI" poetas de outras partes do mundo – cito aqui Charles Bernstein, Loss Pequeño Glazier, Komninos Zervos, Christian Bök, Charles Bernstein, George Hartley, Keneth Goldsmith, Brian Kim, Neil Henessy, Patrick-Henri Burgaud, Reiner Strasser, Sondheim, Nazura Rahime, Sandy Baldwin, Don Byrd, Nancy Dunlop, Chris Funkhouser, Belle Gironda, Christina Milletti, Derek Owens.
Segundo o doutor em Comunicação e Semiótica, Lúcio Agra, poetas como Haroldo e Augusto de Campos, Décio Pignatari, Ronaldo Azeredo e José Lino Grünewald, foram cultuados no festival como ícones da poesia de vanguarda e precursores das experiências contemporâneas, nos levando a crer que a poesia brasileira, sobretudo a herança da poesia concreta, encontra-se em alta no exterior. No mínimo interessante, não? Só é uma pena (e utópico, eu sei) que este tipo de festival não seja divulgado no Brasil e não tenha a presença física de brasileiros ativos na e-poesia.

Um comentário:

  1. Muito bem apontado, Aline.

    Vai ver essa coincidência contribuiu para a nossa audiência. Estamos em sintonia com manifestações poéticas do passado - oq ue só reforça a certeza de que não dá pra reiventar a roda.

    ResponderExcluir